A safra agrícola 2023/24, na sua grande maioria, já está no campo. Os números atuais mostram que na região de Santa Maria a soja semeada já passou dos 95% previstos. Sendo assim, temos uma porcentagem maior de soja semeada em 2023 do que no mesmo período de 2022. Já na cultura do arroz irrigado o cenário é diferente, pois nesta mesma época toda a área já havia sido semeada, enquanto hoje ainda faltam algumas áreas a serem implantadas.
Soja
Fazia alguns anos que não tínhamos uma implementação da cultura da soja tão boa, na maior parte das lavouras a cultura apresentou uma ótima emergência e o estande de plantas é uniforme. As chuvas têm sido regulares e nas últimas semanas ocorreram janelas de plantio, ou seja, o cenário da safra de soja tem sido favorável ao agricultor gaúcho como não víamos há muito tempo.
Cuidado com a ferrugem-asiática
Uma velha conhecida dos sojicultores e que quase não apareceu nas últimas safras é a ferrugem-asiática da soja. Essa é uma doença extremamente agressiva e que tem neste ano uma condição muito favorável ao seu desenvolvimento. Diversos fitopatologistas estão emitindo alertas para cuidados com essa doença, inclusive em alguns casos, recomendando uma aplicação antecipada de fungicidas.
Arroz asiático
Mesmo com o atraso na semeadura do arroz, a área no Estado já ultrapassou os 96%. Entretanto, segundo o Irga, a Região Central é aquela que apresenta os menores índices de semeadura, sendo que na semana passada ainda não tínhamos nem 85% da área prevista para a região (cerca de 121 mil hectares). Fato esse que está ligado a necessidade de replante de áreas, principalmente naquelas próximas aos rios, devido ao excesso de chuvas.
Nova lei dos agrotóxicos
No dia 28 de dezembro de 2023, foi sancionada a nova lei dos agrotóxicos. Entretanto, alguns pontos da lei foram vetados pelo presidente. Dessa maneira, esses vetos precisam ser analisados pelo Congresso, que pode derrubar ou acatar os pontos vetados. Todavia, isso somente irá ocorrer em fevereiro, após o recesso parlamentar. Sendo assim, ainda precisaremos aguardar para sabermos efetivamente como ficará a principal lei sobre agrotóxicos do Brasil.
Feliz 2024!
Todo ano se renova a esperança de que tenhamos um ano melhor do que aquele que passou. Na agricultura isso não é diferente, e após várias safras com perdas econômicas importantes no Rio Grande do Sul, esse ano tem se mostrado muito promissor. O nosso desejo é de que possamos superar todos os desafios e que tenhamos uma grande safra nesse ano que se inicia!